O tutorial de hoje é um basicão para quem está dando os primeiros passos com Arduino:Vamos aprender como controlar um LCD 16X2.
Você vai precisar de:
- 1 Arduino da sua preferência – nós usamos o UNO R3
- 1 Protoboard que caiba o LCD
- 1 LCD 16×2
- 1 Potenciômetro 10k
- Alguns cabos Jumper Macho-Macho
Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre o Display LCD que usamos. Ele possui 16 colunas e 2 linhas, luz de fundo azul e letras brancas. São 16 pinos, dos quais usamos 12 para uma conexão básica, conforme indicado na tabela abaixo:
CONECTANDO O DISPLAY LCD 16×2 NO ARDUINO
Nós usamos apenas os pinos digitais 2, 3, 4 e 5 para dados e os pinos digitais 11 e 12 para controle. Para regulagem do contraste, usamos um potenciômetro de 10K, mas você pode escolher potenciômetros de outros valores, da sua preferência, como 50K ou 100K.
Segue o esquema:
É possível ainda usar um potenciômetro ou um resistor nos pinos 15 e 16 do display, para regular a luz de fundo.
O PROGRAMA
Para controle do LCD, é necessário que a biblioteca “LiquidCrystal” esteja instalada na IDE do Arduino. A presença dela pode ser verificada clicando-se em Arquivos > Exemplos > Exemplos para qualquer placa > LiquidCrystal. Caso você não a possua, é necessário primeiro fazer o download, clicando nos links abaixo conforme a versão da sua IDE:
Biblioteca “LiquidCrytal” para IDE Arduino versões abaixo da 1.0: Clique aqui
Biblioteca “LiquidCrytal” para IDE Arduino versão 1.0 e mais recentes: Clique aqui
Após descompactar o arquivo baixado, você deve copiar a pasta descompactada e colar na pasta de bibliotecas do Arduino, como na imagem abaixo:
A sequência para chegar a esta pasta é: Computador > Disco local (C:) > Arquivos de programas (x86) > Arduino > Libraries.
Depois disso, é só compilar o código abaixo no seu Arduino:
// Ligando LCD 16x2
// Desenvolvedor: Smart Projects
// Biblioteca que está cendo usada.
#include <LiquidCrystal.h>
//Pinos usados para ligar o display
LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);
void setup()
{
//Número de colunas e linhas do LCD
lcd.begin(16, 2);
}
void loop()
{
//Posiciona o cursor na coluna 1, linha 0;
lcd.setCursor(1, 0);
//Envia o texto entre aspas para o LCD
lcd.print(" SMART PROJECTS");
//Posiciona o cursor na coluna 0, linha 1;
lcd.setCursor(0, 1);
//Envia o texto entre aspas para o LCD
lcd.print(" Da um like!");
// Tempo para troca de frase.
delay(3000);
lcd.setCursor(1, 0);
lcd.print(" #Vempraca!");
lcd.setCursor(0, 1);
lcd.print("eletron robotica");
// tempo que voltará para o inicio.
delay(3000);
}
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