Como controlar um LCD 16×2 com Arduino

O tutorial de hoje é um basicão para quem está dando os primeiros passos com Arduino:Vamos aprender como controlar um LCD 16X2.

Você vai precisar de: 

Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre o Display LCD que usamos. Ele possui 16 colunas e 2 linhas, luz de fundo azul e letras brancas. São 16 pinos, dos quais usamos 12 para uma conexão básica, conforme indicado na tabela abaixo:

CONECTANDO O DISPLAY LCD 16×2 NO ARDUINO

Nós usamos apenas os pinos digitais 2, 3, 4 e 5 para dados e os pinos digitais 11 e 12 para controle. Para regulagem do contraste, usamos um potenciômetro de 10K, mas você pode escolher potenciômetros de outros valores, da sua preferência, como 50K ou 100K. 

Segue o esquema:

É possível ainda usar um potenciômetro ou um resistor nos pinos 15 e 16 do display, para regular a luz de fundo.

O PROGRAMA

Para controle do LCD, é necessário que a biblioteca “LiquidCrystal” esteja instalada na IDE do Arduino. A presença dela pode ser verificada clicando-se em Arquivos > Exemplos > Exemplos para qualquer placa > LiquidCrystal. Caso você não a possua, é necessário primeiro fazer o download, clicando nos links abaixo conforme a versão da sua IDE:

Biblioteca “LiquidCrytal” para IDE Arduino versões abaixo da 1.0: Clique aqui

Biblioteca “LiquidCrytal” para IDE Arduino versão 1.0 e mais recentes: Clique aqui

Após descompactar o arquivo baixado, você deve copiar a pasta descompactada e colar na pasta de bibliotecas do Arduino, como na imagem abaixo:

A sequência para chegar a esta pasta é: Computador > Disco local (C:) > Arquivos de programas (x86) > Arduino > Libraries. 

Depois disso, é só compilar o código abaixo no seu Arduino:

// Ligando LCD 16x2
// Desenvolvedor: Smart Projects 
 

// Biblioteca que está cendo usada.
#include <LiquidCrystal.h>

//Pinos usados para ligar o  display
LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);

void setup()
{
  //Número de colunas e linhas do LCD
  lcd.begin(16, 2);

} 
void loop()
{
  //Posiciona o cursor na coluna 1, linha 0;
  lcd.setCursor(1, 0);
  //Envia o texto entre aspas para o LCD
  lcd.print(" SMART PROJECTS");

   //Posiciona o cursor na coluna 0, linha 1;
  lcd.setCursor(0, 1);
  //Envia o texto entre aspas para o LCD
  lcd.print("     Da um like!");
// Tempo para troca de frase.
delay(3000);

 lcd.setCursor(1, 0);
  lcd.print("     #Vempraca!");
  lcd.setCursor(0, 1);
  lcd.print("eletron robotica");
// tempo que voltará para o inicio.
delay(3000);
}
  

#SmartProjects #arduino #programação #LCD #projeto #arduinolcd #LCD16x2 #arduinomanaus

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top